Podcast com CEO VIP-Systems trata de Tecnologia e Cidades Inteligentes

Podcast da “Tempo Real” traz série de entrevistas com foco no aperfeiçoamento profissional

Os rumos da tecnologia e os conceitos de Cidades Inteligentes foram temas de Podcast da “Tempo Real”, canal que traz série de entrevistas com foco no aperfeiçoamento profissional. A convidada da edição foi a CEO VIP-Systems, Regiane Relva Romano, que em Sorocaba também atua como docente, diretora de pesquisa, extensão e Coordenadora do Smart Campus Facens.

Para Romano, Cidade Inteligente não é somente aplicar tecnologia, mas também promover o desenvolvimento ético, inteligência emocional e empatia entre os munícipes. “Não há um consenso ainda do que seria uma Cidade Inteligente. Para alguns prefeitos, colocar Wi-Fi, uma lâmpada LED, já virou uma Cidade Inteligente. Gosto muito de uma definição que é aquela que coloca o cidadão como o centro das atenções, resolve seus problemas e melhora a sua qualidade de vida”.

Regiane avaliou que as cidades brasileiras como Curitiba, Belo Horizonte e Sorocaba possuem projetos bastante inovadores de Cidades Inteligentes, porém há muito a avançar. Também comentou cases observados em países como Espanha, França, Dinamarca e Estados Unidos, tidos como exemplos a serem seguidos.

“O mundo mudou. Estamos no meio de uma revolução que a humanidade já passou. Não é transformar a cidade num showroom digital. Em minhas viagens e palestras tenho observado essas preocupações”.

Ela comenta ainda que a Internet das Coisas chegou para ficar, mas que é necessário cautela com a apropriação tecnológica. “Estamos num mundo totalmente monitorado e a culpa é nossa. Privacidade é algo que não nos pertence mais e a todo tempo suprimos redes com informações do que fazemos, o que comemos, onde estamos e por aí vai”.

O Podcat completo da entrevista pode ser acessado através do Spotify pelo link https://open.spotify.com/episode/66v1rai5itLT9VwxDpXlZD?si=3bFRt98URYaLrZx49CdjuQ ou baixado através do https://soundcloud.com/temporealeventos/cidades-inteligentes-transformacao-digital-empregabilidade-entrevista-com-regiane-relva-romano.