Billabong - 1ª Loja Inteligente da América Latina

Descrição

Este, certamente, foi o projeto mais inovador e desafiador que realizamos até o presente momento!

Depois de tropicalizarmos todas as soluções estudadas ao longo dos últimos 12 anos, conseguimos materializar o conceito de uma Loja Inteligente que congrega os insumos mais atualizados para o varejo multicanal, que se baseia no uso convergente de tecnologias da informação para melhorar a experiência de compra dos clientes e integra: interatividade, entretenimento, mobilidade, gestão, varejo social, relacionamento, prevenção de perdas, otimização de processos, enfim, experiência de compra diferenciada, tudo integrado em um único ambiente.

Administrada por uma equipe competente e inovadora, aceitou prontamente o projeto proposto pela VIP-SYSTEMS. O diretor da franquia de Alphaville, Marcelo Chiaparini, está animado com a solução implantada em sua loja e acredita que irá proporcionar uma experiência de compras diferenciada para seus clientes.

A Loja Billabong Alphaville foi inaugurada em 28/04/2011. A partir de julho de 2011, as roupas começaram a ser etiquetadas com RFID e instaladas as novas soluções, que envolviam várias AIDCs e TIs. O objetivo, conforme já apresentado, era entender a relação existente entre o uso de TI (tecnologia da informação) e de AIDC (identificação e captura automática de dados) no varejo de autosserviço e as respectivas mudanças que são provocadas ou viabilizadas nos processos da área de loja, bem como a análise dos benefícios oferecidos por estas mudanças e tecnologias, em termos de custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovação.

A tecnologia é um dos fatores críticos de sucesso para a BILLABONG, pois de acordo com a visão de sua diretoria, conforme explanado pelo Sr. Leonardo Santos (Gerente de TI do Grupo), ajuda a reduzir as perdas, otimizar os processos, simplificar todas as operações que envolvam movimentação e controle de produtos, bem como reduzir perdas e filas, além de garantir maior acuracidade de inventários e disponibilidade de produtos.

Por ter sido um projeto inovador e ter poucos estudos semelhantes, tanto no Brasil quanto em outros países, a loja despertou a mídia de diversos países, pelo fato de congregar em um único ambiente diversas tecnologias de forma integrada que visam a gestão, a interatividade, o entretenimento, a mobilidade e a convergência de diversos canais (como é o caso da loja, internet e redes sociais); a loja despertou a mídia de diversos lugares do mundo!

Em termos de mídia espontânea, o Estudo de Caso, denominado "Loja Inteligente" gerou mais de um milhão e oitocentos mil reais, mensurados por empresa especializada, a pedido da Billabong. O Caso foi contado em diversos canais de comunicação, como: TV (Rede Globo, SBT, TV Alphaville); Blogs (mais de 32.000 divulgaram o caso); Internet (cerca de 109.000 chamadas a respeito da Loja Inteligente); Revistas (SuperHiper , Vitrine, Viva S/A, Vero Café, AMagazzine, entre outras); Rádio (entrevista com Leila Navarro); Jornais (RFID Journal, Valor Econômico, Metro, Diário do Comércio e vários jornais locais).